QUADRO  EQAVET

A Art’J dispõe de um SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) não certificado, implementado na organização há diversos anos. Dispõe ainda de uma ferramenta de gestão – Balanced Score Card – através do qual define a estratégia e objetivos da escola, sob diferentes perspetivas, tendo em vista o sucesso dos seus projetos.
A Art’J tem implementadas diversas metodologias de operacionalização, análise e avaliação, não descurando o âmbito preventivo. Dispondo de um sistema de gestão de qualidade próprio, ainda que não certificado por nenhuma entidade externa, a JOBRA realiza auditorias internas, tendo já realizado uma auditoria externa ao seu sistema em 2015. A JOBRA tem assim implementados os princípios gerais que regem, no âmbito geral, os sistemas de qualidade. São realizadas e documentadas ações recorrentes de sensibilização e adequação do sistema aos requisitos contextuais com os colaboradores.

Com a concretização dos objetivos subjacentes ao SGQ espera-se:

1 – Melhorar o desempenho da organização e dos atores responsáveis pela operacionalização dos processos educativos e formativos;
2 – Incrementar os resultados da aprendizagem, potenciando a integração dos alunos, a preparação para a vida e a flexibilização das aprendizagens;
3 – Evidenciar a correspondência do desempenho com, no mínimo, os cinco indicadores definidos no quadro EQAVET;
4 – Adoção das políticas e das ações práticas decorrentes do quadro normativo em vigor, em particular por se tratar de uma escola e de muitos alunos menores de idade, a salvaguarda da Proteção de Dados pessoais.
Toda a informação sobre o Quadro EQAVET pode ser encontrada em https://www.eqavet.eu/ e https://www.qualidade.anqep.gov.pt/sobre.asp

Processo de Alinhamento
com o Quadro EQAVET

O Quadro EQAVET é o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais. É um instrumento para ajudar os EstadosMembros e os operadores de EFP a promover e monitorizar a melhoria contínua dos seus sistemas de EFP, com base em referências europeias comuns.
A Art’J efetuou uma candidatura, que foi aprovada, para implementar os referenciais do EQAVET, fazendo a adequação do sistema já implementado às necessidades do quadro europeu. Durante o ano letivo 2019/2020 a implementação deverá estar concluída, de acordo com os requisitos da candidatura, e resultando da ação do Grupo Dinamizador da Qualidade, constituído para o efeito, e de toda a comunidade escolar.
O resultado esperado será a obtenção do selo de garantia de qualidade EQAVET, que permita responder aos indicadores/descritores que se encontram definidos pela ANQEP em linha com o que se encontra definido no QEQ e no EQAVET e outros que a escola e os parceiros entendam como relevantes.

Como funciona?

O ciclo de qualidade do EQAVET, a implementar com a colaboração das partes interessadas, inclui quatro fases interligadas:
1 – Planear;
2 – Implementar;
3 – Avaliar;
4 – Rever.

Ajuda-nos a melhorar a Escola onde os sonhos acontecem! Deixa a tua sugestão:






Consentimento

Li e aceito os termos e condições definidos na política de privacidade da Jobra.



LIGA-TE
AO SONHO

SUBSCREVER À NEWSLETTER