MÚSICA
Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão
(NÍVEL IV, 10º, 11º E 12º ANO)

“Esta escola foi a pedra angular no meu percurso musical. Foi na Jobra que encontrei o tão procurado sonho e o realizei. Para além de um corpo docente inigualável, encontrei também uma equipa inteiramente preparada para me receber. Foram eles que me ajudaram a tornar-me um melhor músico, dia após dia. E com eles tornei-me também uma pessoa melhor. Nunca esquecerei as amizades que lá fiz pois também os colegas são um alicerce crucial para as nossas conquistas. Esta escola dá-nos tudo para realizarmos os nossos sonhos, enquanto o nosso dever terá de ser recompensá-los, através do trabalho árduo e diário, para que todos os nossos objetivos pessoais sejam conquistados.”
Gualter Silva
Gualter Miguel Ávila da Silva iniciou os seus estudos em trompete aos sete anos de idade na banda filarmónica local. Em 2016 entrou na ART’J – Escola Profissional de Artes Preformativas da Jobra, onde terminou em 2019 o curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, Trompete. No mesmo ano, prossegue estudos na Escola Superior de Música de Lisboa na vertente de Composição, tendo já realizado alguns trabalhos nesta área, como uma banda sonora para uma série documental e também um bailado, como trabalhos de maior destaque.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA | Eva Morais e Paulo Margaça
DOCENTES
Flauta Transversal | Andreia Soares e Eva Morais
Oboé | Jonathan Simões
Clarinete | Beatriz Rocha e Samuel Marques
Fagote | Joana Almeida
Saxofone | Luís Lima e Trijntje Van Den Geest
Trompete | Hernâni Petiz
Trombone | Álvaro Pinto e Élson Pinho
Tuba e Eufónio | Abílio Liberal
Percussão | Sandro Andrade, André Nadais e Jorge Pereira
Pianista Acompanhador | Nastasia Iacob e Vasyl Tsanko
Orquestra de Sopros | André Granjo
COMPONENTES DE FORMAÇÃO
SÓCIO-CULTURAL | Português; Inglês; Área de Integração; Novas Tecnologias nas Artes Performativas, Educação Física;
CIENTÍFICA | História da Cultura e das Artes; Teoria e Análise Musical; Física do Som.
TÉCNICA | Instrumento; Conjuntos Instrumentais; Naipe e Orquestra; Projetos Coletivos e Improvisação; Formação em Contexto de Trabalho.
QUANDO ACABARES O TEU CURSO PODES OPTAR POR:
Acesso ao Ensino Superior
Ou
Integração no mercado de trabalho | Entrada em quadros profissionais de orquestras, grupos de câmara, bandas sinfónicas, indústria discográfica, hotelaria, turismo, eventos, produção de espetáculos, empreendedorismo, criação de novos projetos, entre outros…