História

O Conservatório de Música da Jobra (CMJ) foi fundado a 3 de outubro de 1986 por Filipe Marques, atual Presidente da Direção da Jobra. Nasceu como Escola Particular de Ensino Livre, tendo como missão a sensibilização para a música através da prática de um instrumento, assim como a divulgação e o desenvolvimento do ensino artístico, da cultura e recreio de toda a população, em especial dos jovens.
No dia 3 de agosto de 1994, o CMJ foi reconhecido como Escola de Ensino Artístico Especializado, podendo ministrar os cursos básicos de Piano e Viola Dedilhada. No ano seguinte, foram introduzidos os cursos de Flauta Transversal, Clarinete e, posteriormente, os cursos de Violino, Saxofone, Flauta de Bisel, Trompete e Percussão.
Porém, uma vez mais, o CMJ deu provas de qualidade, organização e dinamismo, vindo-lhe a ser atribuída autorização definitiva de funcionamento em 20 de julho de 1999 pela Direção Regional de Educação do Centro (DREC).
No ano letivo 2006/2007, o Conservatório abriu o curso básico oficial da Dança, reconhecido pela DREC, sendo a única escola a ministrar este curso no distrito de Aveiro, transformando-se numa verdadeira escola artística.
Partindo de uma parceria entre o Conservatório de Música da Jobra (CMJ – Polo Vouzela) e a Câmara Municipal de Vouzela, o CMJ – Polo Vouzela deu início à sua atividade letiva em setembro de 2017, ano letivo 2017/18. Pela primeira vez no município é implementada a oferta formativa do Ensino Artístico Especializado da Música e da Dança.