Um ano depois do ilustre “Festival da Canção”, que ocorreu no Jobra Sound Fest 2022, os alunos finalistas do curso de Técnico de Produção e Tecnologias da Música apresentam agora as suas criações no Jobra Late Night Show. A não perder, dia 23 de março, Café Concerto – JOBRA LATE NIGHT SHOW, às 22h00 no Cineteatro Alba.

Este momento ocorre em jeito de extensão do passado espetáculo anual e, nele, um total de sete canções serão apresentadas pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Produção de Tecnologias da Música da Art’J, acompanhados por intérpretes de outros cursos da Jobra. O evento ocorre num formato talk show, onde o público poderá desfrutar de uma variedade de sons e estilos musicais. Não percas esta noite emocionante que celebra a música e os jovens talentos!

NUNO RIBAS “ATARAXIA”

Músicos: Roberto Rosca
Um tema original a piano solo consequente das colisões do Contemporâneo e Impressionismo que marca o prelúdio da carreira composicional de Nuno Ribas.
Uma ambiguidade melódica que nos puxa para uma dispersão sentimental de desolação e ira que culmina numa melancólica reflexão no Limbo. Executada pelo virtuoso pianista Roberto Rosca, esta hodierna boémia teve a co-composição do espírito livre de Júlio Souza.  

TOMÁS CORREIA, GUSTAVO BRANCO “POR VEZES”

“Por vezes” é um tema musical desenvolvido por Gustavo Branco e Tomás Gamboa no âmbito do módulo de “Escrita de Canções” do curso de Técnico(a) de Produção e Tecnologias da Música.
Este tema tem como objetivo representar poesia portuguesa através do género musical rap.
A voz é interpretada por Gustavo e a bateria eletrónica e percussões por Tomás. A composição do instrumental foi realizada durante o primeiro semestre por Tomás num processo criativo rápido e, inicialmente, sem um objetivo claro. A canção é concebida por instrumentos orgânicos como: flauta transversal e trompete; e elétricos: baixo, guitarra, piano, órgão, bateria e percussões. Dois poemas, um de David Mourão-Ferreira e outro de António Botto, transformados, deram origem à letra da canção. 

JOSUÉ SILVA, VASCO SILVA “INCANDESCENTE”

Músicos: Mafalda Peneirol, Joana Tavares, Margarida Neiva, Rodrigo Pauseiro e César Coelho.
Enquanto vocalista principal apresentamos Vasco Silva, reconhecido e intitulado na indústria como SKIDOW.
Incandescente” é um tema de Hip Hop com a criação e produção musical a cargo de Josué Silva e Vasco Silva.
Neste tema pretende-se abordar as dificuldades e os anseios em definir um futuro estável dentro da indústria musical. Por muito que a ideia seja incandescente, a indústria em questão é uma completa lotaria. Enquanto intérpretes, dispõem-se de, Roberto Rosca no piano, Tiago Pereira na Guitarra Portuguesa e Josué Silva no KORG (sintetizador).

EMANUEL VIDAL, MÁRIO ANJOS, ANDRÉ VIEIRA “PLANET OF LOVE”

Músicos: André Vieira (Guitarra elétrica) e Rui Adrêgo (Voz)
Esta canção foi composta com base nas canções do artista The Weeknd, no pop moderno e na música comercial. Com o objetivo de recriar os sons “retro” presentes nestes temas. A música “Planet Of Love” contém melodias originasi e harmonias com sintetizadores digitais, uma bateria eletrónica, piano, guitarra elétrica e alguns efeitos.

JOÃO SANTOS “THE ROAD IS A LONG WAY”

Músicos: João Santos no baixo elétrico; André Vieira na guitarra elétrica; Tomás Pereira na bateria; Ruben Rosas na trompete; Joshua Souza e Manuel Cruz no saxofone.
Em “The Road Is A Long Way” o narrador noticia que se afasta com quem partilha uma relação amorosa. Este, vagueia pela estrada à procura de uma pausa. A história, acompanhada por um Blues de 5 minutos, é uma composição e produção por João Santos.

MIGUEL NOGUEIRA, RODRIGO PAUSEIRO “LOVE RHAPSODY”

Músicos: Ana Carolina Ferreira (Clarinete), Marta Gomes (Flauta), Manuel Cruz (Saxofone), Rodrigo Moreira (Guitarra Elétrica), João Santos (Baixo), Tomás Pereira (Bateria), Bárbara Magalhães (Violino), Maria Fernanda Leite (Violino), Eva Vieira (Violoncelo), Rodrigo Pauseiro (Voz principal), Miguel Nogueira (Piano e coro), Natacha Ribeiro (Coro), César Coelho (Coro), Rafaela Simões (Coro).
Love Rhapsody é uma obra musical original com base numa narrativa, desenvolvida no âmbito do módulo “Escrita de Canções”.
Aludindo às emoções por quais um rapaz passa ao se apaixonar, a rapsódia pretende exprimir a ânsia, a vontade crescente de quem quer estar com a pessoa e o desenvolvimento dos primeiros estágios da relação.
Utilizando modelações entre escalas e diferentes temas pretendemos que o ouvinte viaje pelos rítmos que o amor causa na alma e sinta as oscilações de confiança e felicidade que as dúvidas sobre a reciprocidade suscitam. As principais referências para a composição desta obra foram Happier Than Ever, canção de Billie Eilish e Bohemian Rhapsody, canção de Queen.