A Jobra Educação tem o prazer de o(a) desafiar a participar da mais recente produção da Jobra Educação – A Liberdade – Concerto Jobra Educação 2024 realizado pelas suas três escolas, a Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, o CMJ – Conservatório de Música de Jobra e a Made in J – Academia de Artes da Jobra, no dia 25 de fevereiro às 18h00, na Sala Suggia da Casa da Música, no Porto.
A liberdade e a música partilham uma relação profunda e interligada, servindo a música muitas vezes como uma expressão preponderante da liberdade individual e um estímulo para a mudança social. Ao longo da história, a música desempenhou um papel basilar na inspiração de movimentos de libertação, desafiando sistemas opressivos e promovendo um sentido de autonomia. Uma das formas pelas quais a música contribui para a liberdade é através da sua capacidade de articular diferentes perspetivas e fornecer uma plataforma para vozes marginalizadas.
Estas expressões musicais tornam-se um meio para os indivíduos partilharem as suas experiências, frustrações e aspirações, fomentando um sentimento de empoderamento e solidariedade. À medida que os músicos continuam a usar a sua arte para abordar questões sociais e defender a mudança, e à medida que os ouvintes encontram uma libertação pessoal através das suas experiências musicais, a relação entre liberdade e música continua a ser uma força motriz para a evolução no nosso panorama cultural. Este é o mote para aquele que será o Concerto Anual da Jobra Educação.
Com a participação da Orquestra Sinfónica e Coros Jobra Educação, Grupo Coral da Jobra, assim como alguns músicos convidados, levaremos a palco na Casa da Música a interpretação de um programa musical eclético, de caráter contrastante, mantendo a tradição e o rigor que são atributos constantes do trabalho que se vem desenvolvendo há já largos anos nesta Instituição.
Contamos com a participação ativa de toda a comunidade escolar, desejando a todos que venham desfrutar do concerto com alegria e muita emoção, para que juntos possamos sentir, viver e sublinhar a importância que “A Liberdade” tem nas nossas vidas.