Nos dias 1 e 2 de julho, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão da Art’J apresentam as Provas de Aptidão Profissional (PAP’s), através do MS Teams. Este ano estas PAP’s vão ter como júri externo o trompetista e formador externo recorrente nas nossas masterclasses, o Luís Filipe Granjo.

A senha de reunião será enviada por email para os nosso alunos.

Consulta a programação aqui:

Regina Isabel Henriques Jesus

1 de julho, 2020 | às 9h00

Repertório para Saxofone

Obras de Gabriel Grovlez, R. Binge, Jérôme Naulais e P. Bonneau

Orientador: Luís Lima

___

Carolina de Sousa Oliveira

1 de julho, 2020 | às 10h00

Reportório Alemão para Clarinete

‘Obras de Johannes Brahms e Carl Maria von Weber

Orientador: Carlos Ferreira

___

Inês Loureiro Silva

1 de julho, 2020 | às 11h00

Repertório para Quinteto de Metais de Compositores Portugueses

‘Obras de Carlos Azavedo e Luís Tinoco

Orientador: Álvaro Pinto
Coorientador: Hernâni Petiz

___

Jéssica Vicente Marquez

1 de julho, 2020 | às 14h30

A estética do estilo clássico

‘O reflexo do estilo clássico na música a partir de obras de Lebrun, Haydn e Beethoven.

Orientador: Jonathan Brandão
Coorientador: Joana Costa

___

Gonçalo da Silva Ferreira

1 de julho, 2020 | às 15h30

O Trio para Piano, Violino e Trompa, op. 40 de J. Brahms

Orientador: Manuel Azevedo
___

Carlos Manuel Estrela Castro

1 de julho, 2020 | às 16h30

Repertório romântico para trompa em diferentes formações:

‘Obras de F. Schubert, F. Strauss, R. Strauss e J. Gallay

Orientador: Manuel Azevedo

___

Mariana Filipa Pinho Valente

1 de julho, 2020 | às 17h30

Reportório francês para clarinete

‘Obras de: Delmas, Chausson, Saint-Saëns e Messager

Orientador: Samuel Marques
Coorientador: Joana Costa

Francisco José Raimundo dos Santos da Fonseca Chaparro

2 de julho, 2020 | às 9h00

Repertório para saxofone do séc. XX

Obras de Alexander Glazunov, Ida Gotkovsky e Paul Bonneau

Orientador: Jorge Silva

___

Ana Isabel Pinto Andrade

2 de julho, 2020 | às 10h00

A Evolução do Reportório para Fagote

‘Obras de Fasch, Schreck e Hindemith

Orientadora: Joana Almeida

___

Ana Filipe Melindra da Silva

2 de julho, 2020 | às 11h00

Musicoterapia em adultos com necessidades especiais

‘Projeto Cercivar

Orientador: Rafael Araújo
Coorientadora: Paula Gomes

___

Diana Beatriz Gaspar Correia

2 de julho, 2020 | às 14h30

A música como promotor do desenvolvimento cognitivo da criança

‘Exploração musical a partir da peça “Pedro e o Lobo”

Orientador: Rafael Araújo

___

Pedro Ferreira Castro

2 de julho, 2020 | às 15h30

A Marimba de Séjourné

‘Interpretação das obras: Katamuia, Attracion e Concerto para Marimba e cordas

Orientador: Samuel Peruzzolo
Coorientador: Rafael Araújo

___

Diogo Abel Sousa Aleixo

2 de julho, 2020 | às 16h30

Repertório Contemporâneo para Trompete e Percussão

‘Obras de Eric Ewazen, Amy Dunker e Stephen Dunn

Orientador: Pascoal Pires
Coorientador: Samuel Peruzzolo

___

Gonçalo Pinto dos Santos

2 de julho, 2020 | às 17h30

A Música e a Literatura no Romantismo alemão: Viagem pela história do Lied

‘Obras de Franz Schubert, Robert Schumann, Gustav Mahler e Richard Strauss

Orientadora: Ana Ester Tavares
Luís Filipe
Nasceu a 1 de Outubro de 1977. É natural do Troviscal (Oliveira do Bairro). Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro onde estudou com José Ferreira, Rui Brito e Kevin Wauldron. Em 1995 entrou para a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto onde obteve, no ano lectivo 99/00, o bacharelato em trompete.
Em 1998 foi laureado com o 1º prémio com menção honrosa entre a classe de trompete e o 2º prémio de entre todos os instrumentistas no concurso para jovens solistas em Purmerend (Holanda). Em 1999 foi o concorrente melhor classificado na classe de trompete, nível superior, do Concurso da RDP – Prémio de Jovens Músicos. No mesmo ano alcançou também um 2º lugar no 1º Concurso de Trompete de Castelo de Paiva. Em 2000, com o “Capela Brass Quintet”, foi laureado com o 1º Prémio (89 pontos em 100) no concurso de música de Câmara em Neerpelt na Bélgica. Em 2002 finaliza a Licenciatura em trompete na ESMAE tendo recebido o prémio da Fundação António de Almeida para a melhor licenciatura do seu curso.
Foi 1º Trompete da Orquestra Metropolitana de Lisboa, da Orquestra da Federação Académica do Porto e da Orquestra de Jazz de Matosinhos.
Realizou cursos de aperfeiçoamento para jovens músicos em Mira, Cantanhede, Troviscal e Taveiro, vários cursos de música de câmara da Federação de Associações Musicais do Distrito de Aveiro (FAMDA), foi monitor do grupo de Metais do Estágio da Orquestra de Sopros da União de Conservatórios da zona de Bordéus – França, realizou um Master Class de Trompete e Música de Câmara em Viseu, foi Professor convidado no Festival de Musica Junior de 2013 e 2014 em Montalegre e ministrou um curso na Academia de Musica de Vale de Cambra.
Participou em cursos de trompete com José Augusto Carneiro  (O. Do Bairro), Maximo Spiga (Águeda), Fred Mills  (Espanha), John Aigi Hurn , (Águeda, Castelo de Paiva, Porto, Braga e em La Corunha), Philip Smith (Lisboa), Allen Vizutti (seixal), Pierre Thibaud  (Seixal), Reinhold Friederich (Santa Maria da Feira), Pasi Pirinen (ESMAE), André Henry  (Guimarães e Vigo), Eric Aubier  (S. Tirso), Pepe Orti  (Vigo), Hakan Hardenberger (casa da música), Pierre Dutot (Viana do Castelo e em Bordéus), John Miller  (Royal Northen College of Music), Fritz Damrow (Cangas, Espanha), Benjamin Moreno (Madrid), Gabor Tarkovi (Menorca) e Maurice André  (Zurique). Frequentou Cursos de Música de Câmara com os quintetos Barquisemetal (Venezuela), German Brass (seixal), Luur Metal  (Espanha) e Olga Prats  (Viana do Castelo), Cursos de Jazz com Carlos Martins  e Carlos Barreto  (Aveiro), Curso de direcção coral com José Robert e um curso de Direcção de Orquestra com Ernst Schelle.
Como instrumentista participou, entre outros, no estágio da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Aveiro, no estágio da Orquestra de Sopros “Aveiro 94” (como convidado), no estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários (uma vez por concurso e quatro como 1º trompete convidado), no estágio da Orquestra da Escola de Música de Espinho (Solista Convidado), no estágio da Orquestra de Câmara da Westfalen – Alemanha (a representar a E.S.M.A.E. e como 1º trompete solista), Festival Internacional de Ópera de Ponte de Lima (2007) e como solista no Festival de Música da Póvoa do Varzim (2007). Interpretou ainda a solo com a Orquestra das Beiras o Concerto per il Clarino Joseph Haydn e de Johann Nepomuk Hummel o Concerto a Trombe Principale.
É músico Fundador da União Filarmónica do Troviscal instituição com quem se têm apresentado em grandes palcos nacionais e internacionais, tem participado em concursos e têm interpretado inúmeras obras a solo.
Realizou vários recitais com piano, órgão, quinteto de metais e outras formações por todo o país. Participou em 2008 com o Grupo de Trompete da E.S.M.A.E na Conferência do International Trumpet Guild em Banff no Canadá.
Participou em 2011 com a União Filarmónica do Troviscal na Conferência da WASBE (World Association dor Symphonic Bands and Ensembles) em Chiayi City, Taiwan. Esta apresentação incluiu a estreia mundial do Concerto para trompete e banda “Wind” de João Madureira. Associado a esta participação realizou ainda concertos em Macau e Hong-Kong.
Já Leccionou na Academia de Música Gualdim Pais (Tomar) no Conservatório de Música de Águeda, no Conservatório de Música de Coimbra, nas Escola Profissional e Academia de Música de Viana do Castelo, na Escola de Artes da Bairrada, na Escola Profissional de Música de Espinho, no Instituto Piaget de Viseu e na E.S.M.A.E.
Foi membro do Júri do 1º Concurso Internacional de Monção “Ruben Simeó” em 2014.
Em 2014 foi laureado com o 1º Premio ‘Golden Star – Fundación Excelentia no concurso internacional TrumpetLand Stars em Valência – Espanha. Este premio incluiu a interpretação a solo, com a orquestra S. Cecília, do Concerto a Trombe Principale de Johann Nepomuk Hummel no Auditório Nacional de Madrid em Abril de 2015.
Em 2015 organizou, no Conservatório de Música do Porto, o 1º Festival Trompete.com que contou com quatro professores (Benjamin Moreno, Gileno Santana, Bruno Fernandes e Pierre Dutot) e onde interpretou, com os Massive Brass Attack, o Concerto para trompete de Anthony Plog. Ainda durante este ano interpretou o concerto de Hummel com a Filarmonia das Beiras.
Foi convidado, em 2015, para realizar masterclass na Academia de Música de Arouca e no Estágio da Orquestra Nacional de Sopros em Portel.
Na atualidade é instrutor na Universidade de Aveiro, docente no Conservatório de Música do Porto e é trompete solista da Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música.