É importante que todos conheçam algumas medidas simples para se protegerem do Novo Coronavírus.

Toda a comunicação sobre o CODVID-19 e ações a tomar está disponível na página da DGS.

O QUE É O CORONAVÍRUS?
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

__

O QUE É ESTE NOVO CORONAVÍRUS?
O novo coronavírus, intitulado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan, doença entretanto designada como COVID-19. A fonte da infeção é, ainda, desconhecida.

__

COMO SE TRANSMITE?
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora ainda não se conheça mais pormenores.

__

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?
As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte. O período de incubação da doença pode variar entre 2 a 14 dias.

COMO PODES PROTEGER-TE?
Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença:
 Evitar contacto próximo com doente/s com infeção respiratória;
 Lavar frequentemente as mãos, especialmente, após contato direto com pessoa/s doente/s;
 Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel ao lixo);
 Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Saber mais