Ricardo Lopes CV2019-03-25T14:41:30+00:00

RICARDO LOPES

Ricardo Lopes é há mais de 25 anos primeiro oboé da Orquestra Sinfónica Portuguesa, tendo-se apresentado regularmente como solista ao longo da sua carreira com diversas orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfónica do Teatro N. S. Carlos, a Orquestra Regie Sinfonia, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e inúmeras orquestras ad hoc.

A partir de 1995 é professor de oboé na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, materializando um projeto de ensino largamente reconhecido, sendo regularmente convidado para ministrar master-classes em todo o país, na Alemanha, e nos Países-Baixos.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Ricardo Lopes apresentou-se em países como a Espanha, Itália, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Bélgica e Japão, e efetuou inúmeras gravações para a RTP e RDP, não só integrando agrupamentos de câmara como também em recitais com piano, tendo várias das suas atuações sido difundidas pela RDP2, pela espanhola RNE Clásica, a suíça RSR2, e a britânica BBC3.

Ricardo Lopes detêm o título de Professor Especialista, o grau de Mestre em Música/ Oboé, e frequenta atualmente o doutoramento em musicologia histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.