Entusiasta da diversidade do mundo operático, assume nele as funções de cantor, encenador, produtor e educador. Dividiu a sua formação entre Portugal e os EUA, é Licenciado em Performance Vocal pela Universidade de Aveiro e como bolseiro da fundação VoicExperience frequentou o curso “New York – Opera as Drama”.

Nos EUA foi Diretor do Projeto Educativo e Coordenador das Atividades para desenvolvimento de novos públicos do Savannah Voice Festival onde criou diversos programas para fomentar a ligação à ópera de centenas de jovens.

Encenou as ópera La Traviata, Madama Butterfly, O Barbeiro de Sevilha, A Flauta Mágica, Orfeu nos Infernos, Pinóquio e os espetáculos Sheherazade de Ravel e Ri-te como Jacques. Cantou os papéis de Nemorino, Beppe, Aristée-Pluton, Dancairo e Monsieur Vogelsang. Foi Malaquias na estreia da ópera Mátria, no TNSC interpretou Sampiero e foi coralista da Boston Lyric Opera.

De regresso a Portugal fundou a Plateia Protagonista, uma associação dedicada à divulgação da música clássica e da ópera através de concertos e projetos sociais como o Ópera Oh que Seca e o Ópera Connosco, este último com o reconhecimento do Alto Patrocínio da Presidência da República.

www.instagram.com/pauloclapa/

www.paulolapa.pt