Nasceu nos EUA, no estado da California e aos 11 anos de idade, viajou juntamente com a família, para o seu paraíso, Ilha das Flores (Açores).
Iniciou os estudos musicais na California (EUA) com a Prof.ª Carol Lawson.
Frequentou e concluiu o 8.° grau no Conservatório Regional de Ponta Delgada (São Miguel, Açores), estudando sob orientação das Professoras Ana Paula Andrade e Cristiana Spadaro.
É licenciada em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, desde 2006, vertente instrumental de Órgão, onde estudou sob a orientação do Prof. Domingos Peixoto.
Participou em master classes com os Professores José Luís Uriol, Jesús Gonzalo López, Antoine Sibertin-Blanc, Louis Robilliard, Olivier Latry, entre outros. Participou no Curso de Música Antiga de Daroca (Espanha) em 2005.
Estudou Cravo no Conservatório de Música de Coimbra, completando o 8.° grau, com os Professores Cândida Matos e Júlio Dias.
Apresenta-se regularmente, em concertos a solo e/ou de música de câmara, como organista e cravista.
Participou nos concertos do Ciclo Jovens Organistas, promovido pela Associação Musical Pro Organo (AMPO), nas Igrejas da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Aradas, Vagos, Albergaria-à-Velha, Mafra, Ançã e no Museu de Santa Joana de Aveiro. Participou na audição integral das sonatas de Carlos Seixas no Palácio Nacional de Mafra em 2004. Em 2007, participou na audição da obra integral de Dietrich Buxtehude, nos Órgãos das Igrejas de Vagos e da Misericórdia de Aveiro. Participou no 3.º Festival de Música Sacra de Arronches em 2014.
Faz parte integrante do EMA – Ensemble de Música de Aveiro.
Colabora na Orquestra Filarmonia das Beiras como organista e cravista.
Foi docente nas seguintes instituições: Escola MMMusic em Ponta Delgada (São Miguel, Açores); Escola de Música e Dança d’Anita nas Quintãs (Aveiro); E.D.M.U.S.A. (Escola Diocesana de Música Sacra de Aveiro); Escola de Artes da Bairrada (Troviscal, Oliveira do Bairro).
É docente de Órgão na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e na Academia de Música de Cantanhede desde 2012 e 2009 respectivamente.
Desde 2003 é organista titular do órgão histórico na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, colaborando para a dinamização cultural e artística da Santa Casa bem como da cidade de Aveiro.
Marília CanhotoAndrey2023-06-07T11:30:29+00:00