50 Anos (1969 – 2019)
A Jobra nasceu como Movimento de Jovens da Branca em 8 de dezembro de 1969 na Branca, tendo como fim a ocupação dos tempos livres dos jovens mediante a promoção de atividades de índole sociocultural, recreativa e desportiva.
A Jobra foi, desde cedo, uma organização dinâmica, que deu vida a diversas iniciativas e motivações em prol dos jovens e da comunidade. Teatro, Dança, Jornalismo, Música, Coral, Andebol, Futsal, Badminton, Atletismo são exemplos de secções criadas ao longo do tempo, cujo dinamismo e conquistas fizeram evoluir o Movimento de Jovens da Branca para a sua oficialização enquanto Associação de Jovens da Branca, reunindo centenas de associados e tornando-se o grande movimento associativo da Branca.
Atualmente a Jobra tem 5 secções em funcionamento: o Atletismo, o Coral, o Conservatório de Música, a Made in J e a ART’J, mobilizando milhares de pessoas e realizando mais de 400 atividades anuais.
A Jobra é atualmente uma Associação de referência pelo trabalho que realiza e pela dinâmica socioeconómica que cria no comércio local e na restauração, fruto dos 130 postos de trabalho que oferece e das pessoas, de todo o país, que consegue cativar a participar nas suas secções e a fixarem-se na freguesia da Branca. A Jobra, fruto da sua atividade, contribui para a criação indireta de emprego de cerca de 30 pessoas, que trabalham na realização das suas atividades e serviços de apoio, nomeadamente transportes e restauração. A Jobra é uma associação que, num espírito humanista, trabalha para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, solidária e culturalmente enriquecida. Este trabalho ultrapassou as fronteiras da vila da Branca e projeta a Jobra como uma instituição de especial relevo a nível nacional.