Estão abertas as pré-inscrições para os Cursos Profissionais de Nível IV de Música, Dança, Teatro e Desporto, referentes ao ano letivo de 2022/2023.

Se vais para o 10.º ano e queres estudar música, dança, teatro ou desporto conhece os nossos cursos.

Na Jobra vais encontrar muitas oportunidades e uma escola capaz de te apoiar no teu percurso.

Todos os anos centenas de alunos de todo o país candidatam-se para estudar na Jobra.

Agarra a tua vaga e inscreve-te já!

MÚSICA

  • Instrumentista de Sopro e de Percussão;
  • Instrumentista de Cordas e de Tecla;
  • Instrumentista de Jazz;
  • Técnico de Produção e Tecnologias da Música.

DANÇA

  • Intérprete de Dança Contemporânea

TEATRO

  • Artes do Espetáculo – Interpretação

DESPORTO

  • Técnico de Desporto

Para te candidatares aos nossos Cursos Profissionais é necessário ter o 9.º ano concluído, realizar uma Prova de Admissão e apresentar como idade limite 20 anos. As inscrições poderão ser feitas no nosso site – preenche o formulário de pré-inscrição aqui – ou diretamente nas nossas instalações situadas no Centro Cultural da Branca.

Os Cursos Profissionais de Nível IV pretendem promover a formação profissional artística, dinamizar a vida artística, preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior e preparar os estudantes para entrarem na vida ativa garantindo-lhes o máximo de empregabilidade.

Conhece alguns dos nossos ex-alunos e alunos! 

Esta escola foi a pedra angular no meu percurso musical. Foi na Jobra que encontrei o tão procurado sonho e o realizei. Para além de um corpo docente inigualável, encontrei também uma equipa inteiramente preparada para me receber. Foram eles que me ajudaram a tornar-me um melhor músico, dia após dia. E com eles tornei-me também uma pessoa melhor. Nunca esquecerei as amizades que lá fiz pois também os colegas são um alicerce crucial para as nossas conquistas. Esta escola dá-nos tudo para realizarmos os nossos sonhos, enquanto o nosso dever terá de ser recompensá-los, através do trabalho árduo e diário, para que todos os nossos objetivos pessoais sejam conquistados.
Gualter Miguel Ávila da Silva, iniciou os seus estudos em trompete aos 7 anos de idade na banda filarmónica local, onde posteriormente integra o Conservatório da Praia da Vitória, onde concluí o 5º grau. Em 2016 prossegue estudos na ART’J, Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, onde terminou em 2019 o curso de Instrumentista de Sopro e Percussão na vertente de Trompete. No mesmo ano, prossegue estudos na Escola Superior de Música de Lisboa na vertente de Composição, tendo já realizado alguns trabalhos nesta área, como uma banda sonora para uma série documental e também um bailado, como trabalhos de maior destaque.
Gualter Silva, Ex-aluno do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão
Considero que a Jobra foi muito importante neste meu percurso no mundo da música. Tive a oportunidade de adquirir conhecimento com professores de excelência e experienciar um ambiente muito enriquecedor a nível musical.
Dedicação, resiliência e persistência foram a base para conseguir alcançar os meus objetivos a nível profissional.
Joana Almeirante é uma cantora e compositora Portuguesa de 23 anos.
Iniciou o seu percurso musical no Conservatório de música da Jobra, onde se formou como instrumentista de jazz, mais tarde integrou a banda do aclamado artista Miguel Araújo, até ao presente.
Focada na voz e na guitarra, encontra-se a dar os primeiros passos na sua carreira a solo, tendo recentemente feito parte do projeto da nova novela da Tvi “Bem me quer”, dando voz ao genérico da mesma.
Joana Almeirante, Ex-aluna do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz
Foi uma das fases mais importantes da minha vida no contexto académico e pessoal! Foi na Jobra que percebi que existe um mundo artístico muito maior do que normalmente vemos no dia-a-dia. Foram três anos intensos de muito trabalho, mas de muita felicidade, de muita aprendizagem e de muito crescimento. Um verdadeiro período para abrir horizontes e criar bases importantes que ainda hoje fazem parte de mim como bailarino, performer e coreógrafo.
Sem o Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, eu tenho a certeza de que nunca teria chegado onde cheguei hoje!
O João depois de concluir o Curso Profissional IDC na Jobra em 2013, foi admitido no Bacharelato Dancer/Maker na Artez Institute of The Arts na Holanda onde concluiu os seus estudos em 2017. Desde então o tem dançado e criado o seu próprio trabalho e colaborado com diferentes companhias e artistas (dança, circo, performance de rua) nacionais e internacionais.
João Santiago, Ex-aluno do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea
A escola é excelente e com condições tanto a nível de ensino como de infraestruturas. Os profissionais que trabalham nesta escola desde os professores ao pessoal não docente são excelentes e atenciosos. O Curso Profissional de Técnico/a de Desporto é bastante prático! Permite-nos ter mais experiência a nível profissional e prepara-nos para o mundo do trabalho na área do desporto. Dá-nos experiência e competências para ingressar no ensino superior. Outra mais-valia deste curso são os estágios, no meu caso estou a estagiar no Clube de Albergaria o que me dá experiência para que no futuro possa vir a ser treinadora das camadas jovens.
Rita Montenegro , Aluna do Curso Profissional de Técnico de Desporto, 12.º ano
Olhando para trás, reconheço que fiz uma excelente escolha ao decidir estudar na Jobra. Esta escola deu-me a oportunidade de fazer novos amigos que duram até hoje. Proporcionou- me diferentes atividades artísticas como vários espetáculos, formações e projetos dos quais destaco o Projeto Erasmus+, em França. Esta atividade foi das melhores experiências que a Jobra me ofereceu. Deu-me a oportunidade de trabalhar fora do país e de ter contacto com pessoas e culturas estrangeiras.
Agora que terminei o curso, estudo em Lisboa na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) no primeiro ano do curso de cinema. Mesmo não tendo seguido a área do teatro, sinto que o curso na Jobra me deu ferramentas sociais para a vida, e se não fosse este curso provavelmente não teria encontrado o meu gosto pelo
cinema!
Em geral, posso dizer que o meu percurso pela Jobra foi muito feliz, sinto-me grato por ter feito esta escolha.
Gabriel Vaz , Ex-aluno do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz
A Jobra ajudou-me a tomar uma importante decisão no que toca ao meu futuro, mostrando-me aquilo que realmente é a Produção Musical e as várias vertentes disponíveis nesta área.
Foram três anos que me marcaram por todas as experiências em contexto profissional, contacto com outras áreas artísticas e, acima de tudo, pelas amizades que fiz com colegas e professores.
Tomás Conceição , Ex-aluno do Curso Profissional de Técnico de Produção e Tecnologias da Música

“A Jobra foi a pedra basilar da minha formação como músico. Proporcionou-me um oferta pedagógica de grande qualidade onde sempre pude crescer como intérprete e como pessoa. O trabalho articulado entre todos os professores, e sobretudo com o meu professor de guitarra Paulo Margaça, abriu-me as portas para o ingresso no ensino superior e para uma profissionalização bem estruturada.”

Dinis Meirinhos, Ex-aluno do Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla