A Jobra Educação apresenta o Espetáculo Anual de Teatro – “Um Inspetor Geral”, a partir de Nikolai Gogol, no próximo dia 26 de março, às 21h30, no grande Auditório do Cineteatro Alba. Um espetáculo a não perder!

O que seria uma obra cómica como retrato real e social dos costumes russos, do século XIX, Nikolai Gógol, sem dar conta, abre uma pequena brecha e expõe assim as mazelas políticas do mundo.
Um pequeno grupo de políticos, decisores, caciques agarrados ao poder local, fazem dos seus cargos públicos, benefício próprio. Assustados e apanhados de surpresa pela visita de um incógnito Inspetor, logo se apressam a transformar a sua desleixada, triste e corrupta Vila, numa gentil, farta e acolhedora “alcofa” de fachada. A partir daqui a farsa escreve-se entre o medo, o ridículo e os enganos. Gógol expõe assim a condição humana: o espírito apático da vida, a mesquinhez, os hábitos, as manias, as pequenas mentiras e vigarices, vidas pequenas e trágicas de tão ridículas.
Como exercício e espetáculo, em contexto escolar, A Art´J – Escola de Artes Performativas da Jobra, propõe-se a uma reflexão crítica da sociedade dos nossos dias. Sem descurar uma análise reflexiva e contemporânea da comédia mais humanista de Gógol; um trabalho sobre o desdobramento das personagens, ato após ato, uma linguagem ligeiramente diferente daquela que trabalhamos no dia a dia pleno da nossa atividade. Onde 10º, 11º, 12º IAA/AEI e curso de Teatro Livre, se complementam, trabalham e crescem juntos.
Uma leve comédia sem outra pretensão e tão bem escrita que nos parece tão real. Dois séculos depois da sua estreia, esta história só poderá ser coincidência para com os nossos dias.
E se der para ri, “riam, mas não se esqueçam de que estão a rir-se de vocês mesmos!”
******************************************
Produção: Jobra Educação
Direção de Produção: Ana Rodrigues
Encenação: Pedro Damião
Apoio à Encenação: Bruna Herculano e Cristina Dias Vieira
Intérpretes: Alunos do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz da ART’J e Alunos do Curso livre de Teatro da Made in J
Desenho e Operação de Som: Alunos de TPTM da ART’J
Desenho de Luz: Dino Costa
Figurinos: Jobra Educação
Cenografia e Adereços: Jobra Educação
Design Gráfico: Elsa Marques
Apoio: Cineteatro Alba