Luís Filipe Granjo

Nasceu a 1 de Outubro de 1977. É natural do Troviscal (Oliveira do Bairro). Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro onde estudou com José Ferreira, Rui Brito e Kevin Wauldron. Em 1995 entrou para a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto onde obtém, no ano lectivo 99/00, o bacharelato em trompete.

Em 1998 foi laureado com o 1º prémio com menção honrosa entre a classe de trompete e o 2º prémio de entre todos os instrumentistas no concurso para jovens solistas em Purmerend (Holanda). Em 1999 foi o concorrente melhor classificado na classe de trompete, nível superior, do Concurso da RDP – Prémio de Jovens Músicos. No mesmo ano alcançou também um 2º lugar no 1º Concurso de Trompete de Castelo de Paiva. Em 2000, com o “Capela Brass Quintet”, foi laureado com o 1º Prémio (89 pontos em 100) no concurso de música de Câmara em Neerpelt na Bélgica. Em 2002 finaliza a Licenciatura em trompete na ESMAE tendo recebido o prémio da Fundação António de Almeida para a melhor licenciatura do seu curso.

Foi 1º Trompete da Orquestra Metropolitana de Lisboa, da Orquestra da Federação Académica do Porto e da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Realizou vários recitais com piano, órgão, quinteto de metais, orquestra e outras formações por todo o país onde interpretou uma grande variedade do repertório escrito para trompete. Participou em 2008 com o Grupo de Trompete da E.S.M.A.E na Conferência do International Trumpet Guild em Banff no Canadá.

Interpretou, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, os concertos para trompete de Joseph Haydn, J. N. Hummel e de Sérgio Azevedo.

Participou em 2011 com a União Filarmónica do Troviscal na Conferência da WASBE (World Association dor Symphonic Bands and Ensembles) em Chiayi City, Taiwan. Esta apresentação incluiu a estreia mundial do Concerto para trompete e banda “Wind” de João Madureira. Associado a esta participação realizou ainda concertos em Macau e Hong-Kong. Participou também com esta instituição, em Julho de 2016, no III Encontro de Bandas Filarmónicas da Casa da Música interpretando a solo o Concerto para trompete de Alexander Aroutunian.

Em 2014 foi laureado com o 1º Premio ‘Golden Star – Fundación Excelentia no concurso internacional TrumpetLand Stars em Valência – Espanha. Este premio incluiu a interpretação a solo, com a orquestra S. Cecília, do Concerto a Trombe Principale de Johann Nepomuk Hummel no Auditório Nacional de Madrid em Abril de 2015.

Em 2016 participou, a solo,  no 1º concerto da Orquestra académica da Universidade de Coimbra interpretando o Concerto para Trompete de Sérgio Azevedo.

Em 2016 foi destinguido com o prémio cultura na Gala de mérito da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro / Jornal da Bairrada.

Apresentou, em 2020 o concerto para trompete de Alexander Aroutunian com a orquestra de sopros do DECA (Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro)

Tem sido convidado a desenvolver, um pouco por todo o país, workshops, masterclasses, estágios e júris em concursos.

Na atualidade é Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro e  trompete solista da Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música.