Fernando Ramos CV2019-03-25T14:49:16+00:00

FERNANDO RAMOS

Fernando Ramos é um dos saxofonistas mais proeminentes no panorama nacional português. Especializado tanto em repertório tradicional como em música contemporânea, integra projectos que vão desde o barroco até ao cross-over e improvisação. Actuou por toda a Europa, América Latina e Austrália. Enquanto pedagogo, tem formado uma nova geração de saxofonistas tanto em Portugal como fora de portas.

Formou-se no prestigiado Conservatorium van Amsterdam. Teve contacto com inúmeros nomes do panorama mundial do saxofone clássico. Neste período, colaborou com vários artistas de todo o mundo de diferentes áreas.

Trabalha activamente com compositores na criação de repertório novo para saxofone, tendo já inúmeras obras dedicadas tanto a solo como nas diversas formações que integra.

É saxofonista convidado da Orq. Nacional do Porto-Casa da Música e colabora frequentemente em projectos com o Remix Ensemble e o Serviço Educativo da Casa da Música.

Actua em algumas das mais célebres salas de concertos de países como Alemanha, Holanda, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, México, França, Espanha e Portugal.

É professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo-ESMAE, Universidade de Aveiro e Escola Profissional de Música de Espinho.

É membro do KinetixDUO com Jeffery Davis (vibrafone), STP|trio com Telmo

Marques (piano) e Gonçalo Dias (Trombone Baixo), ~Grain[z] com Nuno Aroso (Percussão) e Dimitris Andrikopolous (Electrónica). Foi co-fundador do QuadQuartet e em 2010 criou o ensemble FLUX Collective.

Fernando Ramos é patrocinado pelos saxofones Selmer-Paris, Vandoren-Paris e abraçadeiras JLV-France.